Como multiplicar suculentas com estacas

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Mudas de suculentas por estacas
Vídeo: Mudas de suculentas por estacas

Contente

Neste artigo: Tomar estacas suculentasPreparar e plantar estacas suculentasTome cuidado com suas suculentas22 Referências

A maioria das suculentas é fácil de cultivar e tem folhas suficientes para que você possa cortar um toco grande de cada vez. Você pode até multiplicar suculentas a partir de uma única folha, embora algumas espécies precisem de um caule para crescer novamente.Tenha em mente que as plantas de aloe requerem uma abordagem diferente para obter os melhores resultados.


estágios

Parte 1 Colete mudas de suculentas



  1. Comece no início da estação de crescimento. Você pode tentar multiplicar plantas suculentas a qualquer época do ano. Mas você pode ter uma chance maior de sucesso se fizer isso no final do período de hibernação da planta ou no início da estação de crescimento. Na maioria dos casos, isso é feito nos primeiros dias, mas algumas espécies suculentas começam a crescer no outono ou inverno.
    • Solte o próximo passo se você já tiver mudas suculentas e plante sua amostra. A maioria das suculentas terá uma chance relativamente grande de procriar, mesmo que você não tenha seguido a etapa abaixo.



  2. Esterilize uma faca afiada. Selecione uma lâmina de barbear ou uma faca afiada que possa produzir um corte limpo na planta. Reduza o risco de infecção aquecendo a lâmina da faca sobre uma chama aberta ou limpando com álcool doméstico.
    • Não é aconselhável usar tesouras de podar ou cortar hastes à mão, pois isso pode rasgar ou esmagar folhas que não cicatrizam bem. Certifique-se de remover o caule ou a folha do tronco e corra bem se tentar fazê-lo manualmente.


  3. Veja se você deseja cortar uma única folha ou estacas maiores. A maioria das suculentas se reproduz a partir de uma única folha ou com um caule inteiro. Esteja ciente de que algumas variedades, como Dudleya ou lAeonium exigir o corte de uma haste. Consulte as etapas a seguir para obter mais informações.
    • Tente um ou outro método se você não souber qual espécie ou variedade é sua planta oleosa. A planta mãe provavelmente não sofrerá se você seguir as instruções abaixo, o que a tornará uma experiência barata.
    • É melhor multiplicar algumas variedades menos comuns, mas especialmente as plantas de aloe, dos novos brotos.



  4. Escolha uma folha para cortar. Pegue uma folha mais baixa, mas não na base da planta, se as folhas da sua suculenta formarem uma roseta de folhas que crescem firmemente em círculo. Para suculentas que se espalham em largura e não em altura, corte as folhas mais externas. Corte as folhas onde elas se conectam ao caule, fazendo um corte limpo.
    • Vá para a seção referente ao plantio do seu corte, a menos que você também use uma haste para o corte.
    • Consulte a seção de aconselhamento se você tiver uma crassulácea com folhas muito grandes.


  5. Selecione uma haste para cortar. A maioria das suculentas não é difícil de cultivar, mas você ainda pode aumentar suas chances de ter uma planta saudável com o corte adequado. Idealmente, você deve escolher um caule que cresça ativamente, próximo ao topo ou à extremidade da planta e com um comprimento de dez a quinze centímetros. Corte diretamente perto do tronco ou abaixo de onde uma folha ou caule está conectado ao tronco. Escolha, se possível, um estaca com pelo menos duas folhas (ou um conjunto de folhas).

Parte 2 Prepare e plante mudas suculentas



  1. Remova as folhas na base do caule, se você planeja cortá-lo. Remova-os com a mesma faca esterilizada, deixando o caule nu na base por cinco a dez centímetros. Não remova as folhas mais altas na haste das estacas.
    • Deixe os botões no seu corte, se houver algum.


  2. Mergulhe a ponta do caule em uma solução de crescimento hormonal (isso é opcional). Esses hormônios em pó para o crescimento de raízes comerciais podem acelerar o desenvolvimento do corte e muitas vezes também incluem um agente antifúngico para impedir que a raiz apodreça. Esse tratamento é recomendado para estacas podres ou para estacas mais velhas com caule mais espesso, mas isso geralmente não é necessário em todos os outros casos.
    • Alguns jardineiros relatam bons resultados com canela em pó, que é uma alternativa mais barata ao tratamento antifúngico. Polvilhe apenas a base do corte.


  3. Deixe as estacas secarem em local seco e levemente na sombra. Mantenha o corte em uma toalha de papel longe da luz solar direta e verifique suas condições regularmente. O corte deve secar, o que tornará menos provável que apodreça. As mudas de caule podem ser plantadas um ou dois dias após a secagem. Mudas de folhas mudam mais visivelmente e formam uma espécie de calo na superfície. Pode levar de dois a sete dias.
    • Você deve plantar uma folha anterior que murchará visivelmente durante esse período. É menos provável que a folha volte a crescer, mas pode secar se secar completamente.


  4. Prepare uma mistura de terra para vasos de plantas suculentas. Encha uma pequena panela de terra especial para suculentas ou cactos enquanto espera que as mudas sequem. Você também pode fazer sua própria mistura de envasamento, misturando três partes do solo, duas partes de areia e uma parte de perlita.
    • Se possível, use areia bruta comercial sem sal, pois a areia coletada à mão pode conter microorganismos ou sais que podem prejudicar a planta.


  5. Escolha um vaso do tamanho certo para plantar suas mudas. As suculentas florescem em vasos não muito maiores que a própria planta. Os vasos que fornecem à planta cerca de dois centímetros de área de cultivo devem ser adequados para iniciar um corte.
    • A panela deve ter um orifício para o fluxo de água.


  6. Plante o corte. As mudas de caule podem ser plantadas como de costume enterrando o talo até que as folhas inferiores estejam logo acima do solo, mas sem tocá-lo. Folhas enterradas são mais propensas a apodrecer. Portanto, você deve empurrar a parte cortada da folha para o chão e prendê-la com seixos para mantê-la reta, se você a cortar.


  7. Água de vez em quando. Em geral, as suculentas precisam de pouca água. Por outro lado, para que suas raízes tomem, é aconselhável regá-las a cada 2 ou 3 dias. Depois que as raízes de suas plantas crescerem, regue-as apenas uma vez por semana ou quando o solo estiver seco.
    • Se as estacas estiverem secas no início, não se preocupe. Eles conservam sua energia para desenvolver suas raízes.
    • Quando tudo estiver bem, você verá os primeiros sinais de crescimento após 4 semanas.

Parte 3 Cuidando de suas suculentas



  1. Coloque a planta em um local quente e ventilado. As suculentas jovens não têm necessariamente a capacidade de armazenar água suficiente para suportar a luz solar direta, ao contrário das plantas adultas. Eles são melhores sob iluminação indireta, a uma temperatura de cerca de 20 graus e em um local onde o ar flui bem.


  2. Mantenha o solo um pouco úmido. Mudas jovens precisam de um suprimento regular de água para permanecerem vivas e desenvolverem raízes. As suculentas são adaptadas a climas secos e geralmente apodrecem se o solo estiver encharcado. Tente usar um spray ou um pequeno regador para adicionar água ao topo do solo enquanto ele seca, aproximadamente a cada dois a três dias. Você também pode pulverizar diretamente as estacas de suas folhas, pois elas ainda não desenvolveram raízes.
    • Tente usar água destilada, se a água da torneira estiver muito clorada ou se as estacas desenvolverem mofo.


  3. Reduza a rega quando a planta estiver crescendo. As mudas de caule podem ter raízes suficientes após quatro semanas, permitindo reduzir a rega para apenas uma por mês. As estacas de folhas se desenvolverão mais lentamente, mas você pode ver seu crescimento a olho nu quando pequenas folhas e raízes emergem na base das estacas. Reduza gradualmente a frequência de rega quando as raízes entrarem no solo, o que pode levar seis semanas ou mais.


  4. Use um fertilizante ao tomar precauções. Crassulaceae são plantas de crescimento lento e não são adequadas para o crescimento em solos muito nutritivos. Use um fertilizante equilibrado (partes iguais em nutrientes essenciais) apenas durante a estação de crescimento e somente quando as plantas jovens tiverem pelo menos quatro semanas de idade e tiverem raízes bem desenvolvidas. Considere usar o fertilizante com apenas metade a um quarto da dose recomendada para impedir que a planta cresça com pouca folhagem ou para evitar queimar as raízes.