Como limpar a seda

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO LAVAR TECIDOS DELICADOS: lã, seda e mais | Dicas úteis para sua casa | VIX
Vídeo: COMO LAVAR TECIDOS DELICADOS: lã, seda e mais | Dicas úteis para sua casa | VIX

Contente

Neste artigo: Manchar as manchas a serem tratadasLavar a seda à mãoSeda seca com segurança9 Referências

A seda é um tecido feito de fibras naturais criadas por lagartas bombyx. Bom para o verão e o inverno, a seda é um tecido delicado que requer cuidados especiais quando é limpo. As instruções dos fabricantes geralmente incentivam os usuários a usar serviços profissionais de lavagem a seco para limpar suas roupas de seda. No entanto, com cuidados e cuidados especiais, você pode limpar esse tipo de tecido usando produtos naturais para a limpeza e lavando à mão com água e sabão.


estágios

Parte 1 Identifique os pontos a serem tratados



  1. Determine se a cor será destacada ou desbotada. Teste o tecido de seda batendo em uma bola de algodão umedecida em água em uma parte oculta da peça, incluindo uma costura interna. Se a cor não desbotar ou desbotar na bola de algodão, significa que a roupa pode ser lavada à mão com segurança.
    • Sempre que você usar um produto de limpeza, como álcool ou vinagre, primeiro teste esta substância em uma parte não visível de qualquer acessório que você lavar.
    • Se você notar alguma descoloração, leve o acessório a uma tinturaria local para lavagem profissional.
    • Para manchas localizadas, lembre-se de que quanto mais rápido você as tratar e remover, melhor. Lave a área afetada imediatamente com água fria, enquanto esfrega a seda contra ela mesma para remover a mancha sem danificar o tecido. Se a água não funcionar, você pode usar um produto natural para a limpeza.
    • Nunca use alvejante à base de cloro na seda.



  2. Faça algumas misturas para limpar a mancha. Você pode optar entre usar água morna, suco de limão ou uma solução suave de vinagre para limpar os vários pontos do tecido de seda. Para isso, misture algumas colheres de suco de limão ou vinagre e duas xícaras de água morna para obter uma solução suave. Teste a mistura obtida em uma área invisível. Se você não notar nenhuma descoloração, molhe a parte manchada do tecido na solução, use um frasco de spray limpo para aplicar a mistura no tecido ou derrame suavemente a solução sobre o solo.
    • Soluções doces feitas com vinagre ou suco de limão são mais adequadas para eliminar manchas de suor ou desodorante.
    • Evite aplicar vinagre não diluído ou qualquer outro limpador na seda. Você sempre deve certificar-se de que o suco de limão, vinagre, álcool ou amônia seja diluído com água morna.



  3. Use uma solução suave de álcool ou amônia. Para manchas mais difíceis, como manchas persistentes de alimentos, você precisará de uma solução um pouco mais forte. Você pode tentar aumentar a quantidade de vinagre em comparação à água, usando cada um desses ingredientes em proporções iguais. Se você achar que uma solução mais forte de vinagre não dá os resultados esperados, considere misturar proporções iguais de álcool ou amônia com água morna.
    • O álcool diluído é excelente para remover manchas de tinta.
    • Use amônia para limpar as manchas de chocolate, vinho ou cosméticos.

Parte 2 Lavando a seda à mão



  1. Encha uma pia ou bacia com lavagem com água. Despeje água fria em uma tigela. Adicione 5 ml de sabão neutro ou detergente à água. Os sabonetes Dr. Bronner ou Woolite são bons, produtos doces. Execute a água para misturar com detergente.
    • Se você tiver água dura, misture uma colher de chá de bórax com a água de lavagem.
    • A água morna deve ser a água mais quente que entra em contato com o seu tecido de seda. É fortemente desencorajado o uso de água quente na seda.


  2. Coloque sua roupa de seda na água. Mergulhe a roupa completamente na tigela de água. Agite suavemente a água com as mãos, para que a solução com sabão possa penetrar através das fibras. Se desejar, você pode embeber a peça por três a quatro minutos.
    • Lave uma peça de seda de cada vez. Você não deve correr o risco de misturar cores.


  3. Lave a roupa. Você deve lavar a roupa esfregando suavemente a seda contra si mesma. Agite cuidadosamente o tecido de seda na água e sabão. Cuide das manchas com os dedos e esfregue o tecido contra ele. Isso causará algum atrito sem destruir o tecido. Evite usar esponjas ou roupas mais fibrosas ou mais duras que a seda, pois esses acessórios podem ser muito abrasivos para este tecido fino.
    • Assim que terminar de lavar a roupa de seda, você poderá eliminar a água.
    • Certifique-se de enxaguar bem o lavatório para remover qualquer detergente ou espuma de sabão persistente.


  4. Lave o acessório em água fria. Encha a tigela com água fria. Lave o acessório de seda uma segunda vez para remover o sabão de suas fibras. Mais uma vez, você deve esfregar o tecido contra ele para obter um leve atrito. Depois disso, vire a peça para garantir que ela esteja completamente lavada e sem sabão.
    • Se você não limpou a mancha com vinagre, considere enxaguar a roupa em uma solução de vinagre. O vinagre branco remove o sabão, revive o brilho e amacia a seda.
    • Adicione 50 ml de vinagre branco à tigela de água fria. Agite suavemente a roupa em água para enxaguar completamente.
    • Esvazie a tigela e encha-a mais uma vez com água fria, após o que você poderá enxaguar a roupa de seda mais uma vez.
    • Se você não tiver vinagre branco, poderá derramar 5 ml de condicionador de cabelo na água de enxágue para amaciar sua roupa de seda.

Parte 3 Secando a seda com segurança



  1. Use uma toalha. Você pode usar uma toalha para extrair o excesso de água da roupa de seda. Retire-o da água e evite torcer ou torcer, caso contrário, poderá danificar as fibras. O que você deve fazer é enrolar suavemente em uma toalha macia. Pressione a toalha para baixo enquanto rola, o que drena a água e a umidade.
    • Nunca coloque acessórios de seda na secadora. O calor proveniente desta máquina destruirá as fibras da seda e encolherá a roupa.


  2. Pendure a roupa de seda para secar ao ar livre. Use um cabide de madeira ou plástico resistente para secar a roupa no ar. Evite usar um cabide de arame, caso contrário você pode deixar uma marca no tecido. Feche todos os botões, nós ou zíperes para garantir que a roupa de seda permaneça em forma e seque sem enrugar.
    • Certifique-se de que os cabides de madeira usados ​​não deixem resíduos de corantes ou manchas em sua roupa.
    • Evite secar diretamente sob a luz do sol, caso contrário corre o risco de descolorir a roupa de seda.
    • Evite secar a seda em um radiador ou outra fonte de calor.


  3. Eliminar vincos. Você deve se abster de usar um ferro para remover rugas das fibras de seda. Pendurar o tecido durante a noite deve ser suficiente para remover essas rugas. Caso isso seja realmente necessário, considere usar um conjunto de ferro em sua intensidade mais baixa ou o calor indicado para a seda para eliminar rugas persistentes.
    • Antes de usar o ferro, faça um esforço para pendurar a roupa de seda no banheiro enquanto você toma um banho quente para remover rugas persistentes. Feche a porta e desligue o sistema de ventilação para que o chuveiro produz o máximo de calor possível.
    • Se você estiver usando um ferro, evite umedecer uma parte amassada, pois isso pode criar círculos e aumentar o risco de queimar ou enrugar o tecido.
    • Vire a peça de seda de cabeça para baixo antes de usar o ferro.