Como fazer vidro

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO O VIDRO É FEITO? #Boravê 🔵Manual do Mundo
Vídeo: COMO O VIDRO É FEITO? #Boravê 🔵Manual do Mundo

Contente

Neste artigo: Use um fornoUse um churrasco a carvãoResumo do artigo6 Referências

A fabricação de vidro é um processo muito antigo, e as evidências arqueológicas nos dão uma data que remonta a 2500 aC. J.-C. No passado, com conhecimento raro e caro, a fabricação de vidro hoje se tornou uma indústria como as outras. Os produtos de vidro são produtos comerciais usados ​​em casa como recipientes, isolamento, reforço de fibras, mas também para fazer lentes ópticas e arte decorativa. Embora a matéria-prima utilizada possa variar, o processo geral de fabricação do vidro permanece o mesmo.


estágios

Método 1 de 3: Use um forno



  1. Pegue um pouco de areia siliciosa. Também conhecida como areia de quartzo, a areia siliciosa é o ingrediente básico na fabricação de vidro. O vidro que não contém impurezas de ferro é usado para fazer objetos de vidro transparentes. De fato, as partículas de ferro dão ao vidro uma tonalidade esverdeada.
    • Use uma máscara facial se estiver prestes a lidar com areia de sílica extremamente fina. Se inalado, pode irritar a garganta e os pulmões.
    • Areia de silicone pode ser encontrada em comerciantes on-line. Não é muito caro e pequenas quantidades não devem custar mais de 20 €. Se você deseja fabricar vidro em escala industrial, distribuidores especializados podem oferecer preços competitivos em grandes pedidos, às vezes menos de 100 € por tonelada.
    • Se você não encontrar areia com partículas de ferro suficientes, seu efeito sobre a cor do vidro pode ser contornado adicionando um pouco de dióxido de manganês. E se você quiser vidro com um tom verde, deixe-o com partículas de ferro!



  2. Adicione carbonato de sódio e óxido de cálcio à areia. O carbonato de sódio, que também corresponde aos "cristais de refrigerante", permite reduzir o nível de temperatura necessário para a fabricação industrial de vidro. No entanto, permite que a água passe através do vidro e é necessário adicionar óxido de cálcio ou cal para contrabalançar essa propriedade. Também é possível adicionar óxidos de magnésio e / ou alumínio para tornar o vidro mais resistente. Em geral, esses aditivos não representam mais de 26 a 30% da composição do vidro.


  3. Adicione outros produtos químicos, dependendo do resultado desejado. Para ter vidro decorativo, o aditivo mais comum é o óxido de chumbo, que fornece o brilho dos copos de cristal, bem como a ternura necessária para poder cortar o vidro ou diminuir sua temperatura de fusão. As lentes ópticas podem conter óxido de lantânio com propriedades de refração, enquanto o ferro absorve o calor.
    • O cristal de chumbo pode conter até 33% de óxido de chumbo. No entanto, quanto mais óxido de chumbo houver, mais conhecimento será capaz de moldar o vidro fundido. Portanto, a maioria dos fabricantes de cristais de chumbo optam por uma proporção menor de óxido de chumbo.



  4. Adicione produtos químicos para obter uma cor específica. Como mencionado acima, as partículas de ferro na areia de quartzo dão uma aparência esverdeada ao vidro, para obter uma tonalidade verde real, adicione óxido de ferro ou óxido de cobre. Os compostos de enxofre tornam possível obter uma coloração amarela, âmbar, marrom ou até preta, dependendo da quantidade de carbono ou ferro que também é adicionada à mistura.


  5. Coloque a mistura em um cadinho. Você também pode levar um recipiente resistente ao calor. Deve suportar temperaturas extremamente altas no interior do forno. Dependendo dos aditivos presentes na mistura, pode derreter a temperaturas entre 1500 e 2500 ° C. Também deve ser possível pegar o recipiente com ganchos e postes de metal.


  6. Derreta a mistura até que fique líquida. Para vidro de sílica comercial, essa operação é realizada em um forno a gás. Mas óculos específicos podem ser feitos usando um aparelho de fusão elétrico ou um forno de panela.
    • A areia de quartzo sem aditivo é convertida em vidro a uma temperatura de 2300 ° C. A adição de carbonato de sódio (hidróxido de sódio) reduz a temperatura necessária para a transformação em vidro a 1500 ° C.


  7. Homogeneize e remova as bolhas do vidro derretido. Para fazer isso, mexa a mistura até atingir uma consistência uniforme e adicione produtos químicos como sulfato de sódio, cloreto de sódio ou óxido de antimônio.


  8. Modele o vidro derretido. Isso pode ser feito de maneiras diferentes.
    • O vidro fundido pode ser derramado em um molde e deixado esfriar. Este método foi usado pelos egípcios e também é assim que muitos óculos ópticos são fabricados atualmente.
    • Uma grande quantidade de vidro fundido pode ser colocada na extremidade de um tubo oco. Então, sopramos no tubo girando o último. O vidro é modelado pelo ar que entra no tubo, pela gravidade puxando o vidro fundido e pelas várias ferramentas usadas pelo soprador de vidro para trabalhar o vidro fundido.
    • O vidro fundido pode ser derramado em um banho fundido que o levará; em seguida, nitrogênio pressurizado é pulverizado para modelar e polir. O vidro assim obtido é chamado vidro float e é a técnica usada para fabricar painéis de vidro desde os anos 50.


  9. Deixe o copo esfriar. Cuidado para não deixar o copo em um local onde possa estar agitado ou onde poeira, folhas ou água possam cair sobre ele. A colocação de material frio em vidro quente pode rachar o vidro.


  10. Aplique um tratamento térmico no vidro para fortalecê-lo. Esse processo é chamado de recozimento e remove todos os pontos de tensão que podem ter se formado durante o resfriamento. Se o vidro não for recozido, será significativamente menos resistente. Uma vez concluído o processo, o vidro pode ser coberto, laminado ou reprocessado para melhorar sua resistência e durabilidade.
    • A temperatura exata do recozimento pode variar dependendo da composição do vidro. Pode variar de 400 a 600 ° C (750 a 1.000 graus Fahrenheit). A taxa de resfriamento também pode variar. Geralmente, pedaços grandes de vidro devem esfriar por mais tempo que pedaços pequenos. Procure a temperatura correta de recozimento antes de iniciar.
    • A têmpera de vidro é um processo relacionado no qual o vidro pré-formado e polido é colocado em um forno aquecido a pelo menos 600 ° C e depois rapidamente resfriado ("extinto") com ar de alta pressão. O vidro recozido quebra em pedaços a uma pressão de 414 bar, enquanto o vidro temperado quebra em pedaços a uma pressão de 655 bar.

Método 2 de 3: Usando um churrasco a carvão



  1. Prepare um forno improvisado a partir de uma grelha a carvão. Este método utiliza o calor gerado por um grande incêndio para derreter a sílica e se transformar em vidro. Os materiais utilizados não são muito caros e são bastante simples de encontrar. Em teoria, tudo o que você precisa pode ser encontrado na loja de bricolage e você pode rapidamente estar pronto para fazer seu próprio copo. Use uma grelha grande a carvão. Um churrasco redondo com tampa de tamanho padrão funcionará muito bem. Use o churrasco mais grosso e mais forte possível. A maioria dos churrascos a carvão tem uma abertura na parte de trás e deve estar aberta.
    • Apesar das temperaturas muito altas obtidas com esse método, pode permanecer difícil derreter areia siliciosa no churrasco. Adicione uma pequena quantidade (cerca de 1/3 ou 1/4 do volume de areia) de refrigerante, limão ou bórax na areia antes de começar. Estes aditivos reduzem a temperatura de fusão da areia.
    • Se você pretende soprar o copo, mantenha um tubo longo e oco de metal por perto. Se você pretende derramá-lo em um molde, prepare-o. Deve-se tomar cuidado para que seu molde não derreta ou queime com o calor do vidro fundido. Moldes de grafite funcionam bem.


  2. Tenha muito cuidado. Você deve estar ciente dos perigos desse método, pois ele empurrará seu churrasco doméstico além dos limites de temperatura, para que seja possível derreter o próprio churrasco. Este método pode causar lesão grave ou morte se suas tentativas são imprudentes. Portanto, tenha muito cuidado. Mantenha areia ou um extintor de alta temperatura próximo para apagar o fogo, se necessário.


  3. Tome todas as precauções possíveis. Você terá que se proteger e proteger o que está próximo ao calor. Use esse método ao ar livre, em pisos de concreto e em um espaço grande. Não use nenhum equipamento insubstituível. Fique longe churrasco quando você aquece o copo. Você também deve usar um máximo de roupas de proteção, incluindo:
    • luvas de alta proteção,
    • uma máscara de soldador,
    • um avental de alta proteção,
    • roupas resistentes ao calor.


  4. Faça um aspirador de oficina com uma mangueira longa. Use fita adesiva ou outros métodos para direcionar a mangueira para que ela sopre diretamente na abertura na parte traseira da grade sem tocar no corpo da grade. Você também pode conectar a mangueira a um dos pés ou a uma das rodas de churrasco. Mantenha o aspirador de pó o mais longe possível da grade.
    • Verifique se a mangueira está segura e se não se move. Se começar a se mover quando você fizer o copo, não o aproxime não a grelha, porque estará extremamente quente.
    • Ligue o aspirador para testar sua posição. Um tubo posicionado corretamente soprará diretamente na abertura da churrasqueira.


  5. Alinhe o interior da grelha a carvão. Use mais carvão do que usaria para grelhar carne. Bons resultados foram alcançados enchendo o churrasco quase até o limite. Coloque uma panela de ferro fundido ou cadinho contendo areia no centro do churrasco, com carvão ao redor.
    • O carvão aquece mais e mais rapidamente que os briquetes de carvão. Portanto, é preferível usar se for possível.


  6. Acenda o carvão. Verifique a embalagem do carvão vegetal se puder ser acesa diretamente ou se um bombeiro líquido deve ser usado. As chamas devem se propagar uniformemente.


  7. Aguarde até que o carvão esteja quente. Quando o carvão fica cinza com brilho laranja, significa que está pronto. Você deve sentir o calor quando estiver perto do churrasco.


  8. Ligue o aspirador para introduzir o ar nas brasas. Quando o carvão é queimado com ar por baixo, ele pode ficar extremamente quente (até 1.100 ° C ou 2.000 graus Fahrenheit). Atenção, grandes chamas crescentes podem aparecer.
    • Se você ainda não conseguir atingir temperaturas altas o suficiente, tente recolocar a tampa ao introduzir ar na abertura.


  9. Saiba como remover o copo do fogo. Quando o vidro derreter, use instrumentos de metal com muito cuidado para removê-lo do fogo e modelá-lo. Devido à baixa temperatura do método de churrasco, o vidro fundido pode ser mais rígido e mais difícil de trabalhar do que o vidro fundido em um forno. Moldá-lo com um tubo, um molde ou qualquer outra ferramenta como você faria normalmente.