Como enxertar uma árvore

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como enxertar uma árvore - Conhecimento
Como enxertar uma árvore - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Encolher os ombrosO transplante de brotamento de cavacosO complicado enxerto inglêsEnxerto de coroaO enxerto de fendaReferências

Para obter os frutos iguais à sua árvore frutífera favorita, a solução ideal pode ser aprender a enxertar uma árvore. De fato, esta é a única maneira de garantir a homogeneidade de seus frutos. Existem várias maneiras de enxertar uma árvore, mas um pouco de prática e as instruções a seguir serão suficientes para você embarcar nessa aventura.


estágios

Método 1 de 2: A brotação



  1. Escolha sua cultivar e porta-enxerto. Para que seu transplante seja bem-sucedido, você precisa de um descendente (pequeno pedaço de planta para transplantar) em uma cultivar saudável. A cultivar é a espécie original que você procura enxertar no porta-enxerto, um arbusto já existente. Para transplantar a partir da técnica de brotamento, a casca da cultivar e do porta-enxerto deve ser fácil de descascar para obter uma camada verde e úmida, e é por isso que o transplante geralmente é feito nos emps. Também é útil regar bem suas árvores neste momento para promover o transplante.
    • A brotação é a técnica preferida para enxertia de árvores de fruto.



  2. Corte um descendente. Para brotar, corte um galho cerca de 8 mm sob um broto e 2 cm acima. Corte uma camada grossa o suficiente para remover a camada verde e macia do galho, mas não além. É essa camada verde que deve ser colocada em contato com o porta-enxerto. Se você precisar guardar o seu descendente antes de usá-lo, envolva-o em uma toalha de papel molhada, coloque-o em um saco congelador e guarde na geladeira.


  3. Faça um corte de escudo em seu porta-enxerto. Escolha um galho ou filmagem com 0,5 a 2,5 cm de diâmetro. A localização do transplante deve ser a mais longe possíveis botões existentes. Faça um corte profundo o suficiente para revelar a suave camada verde do galho, com 2,5 cm de comprimento. Em seguida, faça um corte com a mesma profundidade e cerca de um terço do comprimento do porta-enxerto. Introduza sua faca girando suavemente na junção entre os dois entalhes para remover pequenos pedaços de casca e revelar a camada verde.



  4. Introduzir o descendente. Deslize o descendente que contém o broto sob as pequenas abas que você levantou com a faca, tomando cuidado para não introduzir germes ou poeira. Se parte da casca do descendente se sobressair do escudo, corte-a para que o descendente e o porta-enxerto fiquem perfeitamente alinhados.


  5. Anexe o descendente ao porta-enxerto. Enrole uma faixa de enxerto elástico ao redor do porta-enxerto para manter o descendente no lugar. Cuidado para não danificar ou cobrir o broto.


  6. Retire o elástico. Após cerca de um mês, o elástico que você usou deve relaxar e, eventualmente, cair. Se não for esse o caso, remova-o com cuidado para evitar que sua planta seja espremida.


  7. Verifique a saúde do seu broto. Se o botão parecer rebote e saudável, ele provavelmente está vivo. Se, pelo contrário, secou, ​​é porque o enxerto não foi retirado e é necessário recomeçar.


  8. Remova as peças não enxertadas. Num futuro próximo, quando o broto enxertado produzir folhas, chanfrar o ramo acima do broto enxertado. Remova todos os brotos a partir do pé para promover o crescimento da gema enxertada.

Método 2 O transplante de brotamento de chip



  1. Escolha sua cultivar e porta-enxerto. Para que seu transplante seja bem-sucedido, você precisa de um descendente (pequeno pedaço de planta para transplantar) em uma cultivar saudável. A cultivar é a espécie original que você procura enxertar no porta-enxerto, um arbusto já existente. Para praticar um transplante com a técnica de brotamento de cavacos, o descendente e o porta-enxerto devem ter o mesmo diâmetro. Se não for esse o caso, provavelmente as cortará de maneira diferente para que as peças a serem enxertadas sejam compatíveis.
    • O transplante de broto é uma das técnicas mais simples e é ideal para árvores frutíferas: citros e rosácea (como a maçã).


  2. Faça um corte no seu porta-enxerto. Faça um corte chanfrado profundo de aproximadamente 1/5 a 1/4 do diâmetro do seu porta-enxerto. Corte deslizando a lâmina até essa profundidade de 3 a 4 cm. Retire a lâmina sem cortar a casca. Remonte um pouco a lâmina e corte-a novamente para unir o entalhe inicial, para obter um pequeno entalhe. Retire o pedaço de casca do seu porta-enxerto.


  3. Corte um descendente em sua cultivar. Use o pedaço de casca removido em seu porta-enxerto como um modelo para cortar o rebento em sua cultivar. O botão deve estar no centro do descendente. O descendente deve poder ser inserido no porta-enxerto como uma peça do quebra-cabeça.


  4. Insira o enxerto no porta-enxerto. Coloque o descendente no entalhe, no fundo. As camadas verdes do descendente e do porta-enxerto também devem estar em perfeito contato com as bordas. É uma condição sine qua non para o transplante.


  5. Segure o descendente no lugar. Enrole o porta-enxerto no enxerto com material extensível, como fita de polietileno ou elástico do enxerto. Cuidado para não engasgar ou estragar o botão.


  6. Retire a faixa ou elástico. Após cerca de um mês, o elástico que você usou deve relaxar e, eventualmente, cair. Se não for esse o caso, remova-o com cuidado para evitar que sua planta seja espremida.


  7. Verifique a saúde do seu broto. Se o botão parecer rebote e saudável, ele provavelmente está vivo. Se, pelo contrário, secou, ​​é porque o enxerto não foi retirado e é necessário recomeçar.


  8. Remova as peças não enxertadas. Num futuro próximo, quando o broto enxertado produzir folhas, chanfrar o ramo acima do broto enxertado. Remova todos os brotos a partir do pé para promover o crescimento da gema enxertada.

Método 3 O complicado enxerto inglês



  1. Escolha sua cultivar e porta-enxerto. Para que seu transplante seja bem-sucedido, você precisa de um descendente (pequeno pedaço de planta para transplantar) em uma cultivar saudável. A cultivar é a espécie original que você procura enxertar no porta-enxerto, um arbusto já existente.
    • O enxerto inglês só pode ser usado para enxertar um descendente e um porta-enxerto do mesmo diâmetro, que deve estar entre 8 mm e 1,5 cm.
    • O transplante deve ser feito após as últimas geadas, mas antes que a casca comece a deslizar, ou seja, antes que seja fácil removê-la.
    • O descendente usado deve estar inativo, ou seja, antes que os botões eclodam. Deve ser um ramo de cerca de 30 cm, provido de três a cinco botões.


  2. Prepare o descendente. Retire a ponta do descendente. Corte o chanfro para remover a base.


  3. Prepare o porta-enxerto. Escolha o ramo a ser enxertado e corte também o chanfro, para que o descendente se case perfeitamente com o porta-enxerto.


  4. Recorte algumas abas. Recorte entalhes na base do descendente e no porta-enxerto para que eles se encaixem.


  5. Introduzir o descendente. Aproxime-se do enxerto do porta-enxerto e deslize-o para que as abas se cruzem. Verifique se as camadas verdes (sob a casca) das duas partes enxertadas estão em contato, caso contrário o enxerto não será absorvido.


  6. Mantenha o descendente no lugar. Enrole a parte enxertada com material extensível, como elástico do enxerto, para manter o descendente no lugar. Se você usar outro material (ou o elástico não se decompuser adequadamente após um mês), remova-o após um mês para evitar espremer a planta.


  7. Assista ao transplante. Remova todos os brotos do pé da planta (sob o enxerto), com exceção das folhas, que devem ser mantidas até que a porção enxertada seja capaz de transmitir os alimentos para o topo da planta.

Método 4 O enxerto de coroa



  1. Escolha sua cultivar e porta-enxerto. Para que seu transplante seja bem-sucedido, você precisa de um descendente (pequeno pedaço de planta para transplantar) em uma cultivar saudável. A cultivar é a espécie original que você procura enxertar no porta-enxerto, um arbusto já existente.
    • Scions podem ter dois ou três em número. Devemos selecionar galhos dormentes (onde os brotos ainda não estão abertos) de cerca de 30 cm, fornecidos com três a cinco brotos.
    • O porta-enxerto deve ter um tronco liso, reto e vertical com diâmetro de 2,5 a 5 cm.
    • O enxerto de coroa deve ser feito quando a casca começar a ser facilmente retirada do tronco no momento.
    • Esse transplante geralmente é reservado para casos em que o transplante em inglês é impossível, porque o diâmetro do tronco é muito grande.


  2. Amputar o porta-enxerto. Acima de um nó do qual partem vários galhos, corte um deles com uma serra muito afiada. A casca não deve ser rasgada pela serra. Mantenha sempre um galho inteiro próximo, para que a planta receba nutrientes suficientes pelo tempo que o enxerto leva.


  3. Prepare os descendentes. Corte pedaços de 12 a 15 cm com cinco botões cada. A cerca de 8 cm da base, corte o enxerto chanfrado na base.


  4. Prepare o porta-enxerto. Segure cada descendente contra o porta-enxerto, deixando 3 mm da parte chanfrada acima do porta-enxerto. Trace as silhuetas dos descendentes contra o porta-enxerto com uma faca afiada. Remova os restos e corte a casca do porta-enxerto para que os restos possam ser incorporados.


  5. Introduzir os descendentes. Coloque cada descendente no espaço previsto no porta-enxerto. Certifique-se de que as partes verdes sob a casca do descendente e do porta-enxerto estejam alinhadas. Uma vez que os descendentes estejam bem posicionados, pregue-os na árvore.


  6. Selar o transplante. Espalhe cera ou alcatrão para horticultura na área enxertada para evitar a dessecação e a contaminação por patógenos. Verifique no dia seguinte se não há furos na cera.


  7. Assista ao transplante. Remova todos os brotos abaixo do enxerto. Uma vez que um dos descendentes pareça mais promissor que os outros, mantenha-o como está e apare os outros ramos enxertados. Após dois verões, selecione o herdeiro mais forte e exclua completamente os outros.

Método 5 de 5: Enxerto dividido



  1. Escolha sua cultivar e porta-enxerto. Para que seu transplante seja bem-sucedido, você precisa de um descendente (pequeno pedaço de planta para transplantar) em uma cultivar saudável. A cultivar é a espécie original que você procura enxertar no porta-enxerto, um arbusto já existente.
    • Escolha fazer os rebentos dois ramos de cerca de 30 cm, com três a cinco botões ainda fechados.
    • O porta-enxerto deve ter ramos lisos, retos e verticais, com 2,5 a 5 cm de diâmetro.
    • O enxerto dividido deve ser feito na preparação, antes que a casca saia do tronco.
    • Este transplante é geralmente usado para alterar o tipo de fruto produzido em uma árvore já madura. Portanto, ele deve ser realizado em vários galhos da árvore.


  2. Amputar seu porta-enxerto. Escolha um ponto do galho abaixo do qual o galho esteja saudável e reto ao longo de 15 cm de comprimento e corte-o ali. O corte deve ser nítido e perpendicular ao galho. Mantenha um galho inteiro próximo à área enxertada para alimentar a árvore adequadamente pelo tempo que o enxerto leva.


  3. Divida seu porta-enxerto. Usando uma faca de enxerto ou machado, divida o galho no meio por 15 cm.


  4. Prepare os descendentes. Retire a ponta e a base do descendente. Corte a base do descendente de ambos os lados logo abaixo do botão mais baixo.


  5. Inserir as mudas no porta-enxerto. Usando uma chave de fenda grande ou um formão pequeno, insira uma tesoura em cada lado do slot. Verifique se a parte verde sob a casca está alinhada e não a casca em si. A parte cortada do descendente não deve ser visível acima do porta-enxerto.


  6. Selar o transplante. Espalhe cera ou alcatrão para horticultura na área enxertada para evitar a dessecação e a contaminação por patógenos. Verifique no dia seguinte se não há furos na cera.


  7. Assista ao transplante. Remova todos os brotos abaixo do enxerto. Uma vez que um dos descendentes pareça mais promissor que os outros, mantenha-o como está e apare os outros ramos enxertados. Após dois verões, selecione o herdeiro mais forte e exclua completamente os outros.