Como instalar e revestir drywall (drywall ou gesso cartonado)

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 10 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como aplicar revestimento drywall colado em parede de alvenaria
Vídeo: Como aplicar revestimento drywall colado em parede de alvenaria

Contente

Neste artigo: Preparar placas de gessoAplicar a primeira camada de gessoPó a primeira camada de gessoAplicar as outras camadasUsar os acabamentosSobre o drywall6 Referências

A maioria das paredes e tetos da construção moderna é feita de gesso cartonado, também chamado de placa de gesso. Essas placas consistem em uma espessura de gesso entre duas folhas de papel resistente. Eles são fixados nas paredes e no teto usando parafusos especiais para drywall. Cada placa possui bordas chanfradas para obter primeiro uma vedação perfeita e, em seguida, para colocar uma vedação que seja durável. Suas paredes serão lisas e seguras. Neste artigo, veremos as técnicas básicas para rejuntar uma peça que foi coberta com drywall. O processo é composto por várias etapas e requer ferramentas específicas.


estágios

Parte 1 Preparando drywall

  1. A placa de gesso deve estar bem presa às estruturas metálicas da parede. Eles devem ser parafusados ​​em intervalos de 15 a 20 cm a todas as quantidades da parede que ela cobre. Idealmente, eles devem ser apoiados em ambos os lados e a cada 30 cm no meio do painel, o que faz você de cima para baixo com 5 parafusos com placas de 60 cm, mais geralmente, em uma parede com suportes a cada 40 cm, você precisa de uma linha de parafusos em cada borda e duas linhas espaçadas a 40 cm de cada borda.
    • Use uma chave de fenda para drywall. Não se preocupe com uma broca e uma ponta tradicional! Alugue uma chave de fenda para drywall ou compre uma peça especial para drywall que você coloca no final da sua broca. Essas ferramentas são projetadas especialmente para acionar os parafusos, desde que perpendiculares.
    • Os parafusos devem estar corretamente inseridos. Eles devem comprimir o papel do prato, mas não rasgá-lo.




    • Passe a ponta de uma espátula nos parafusos para garantir que ninguém se sobressaia e que não perca. Remova, afunde ou empurre os parafusos que se projetam um pouco mais. De fato, não há nada mais desagradável e demorado do que ter que parar o rejunte para recolocar um parafuso ou adicionar um.
    • Não use unhas de drywall, a menos que você seja um profissional e sua técnica seja perfeita. Você pode dobrar uma unha, perfurar a placa com seu martelo ou ter unhas de fora. No entanto, se você optar pelas unhas, coloque ao meio a cada 4 cm. Quando você pressionar o segundo, dê um pequeno martelo no primeiro.


  2. Evite articulações muito largas. Os lados longos das placas são chanfrados, o que não é o caso dos lados curtos ou dos cortes que foram feitos para você. Esses lados são mais difíceis de rejuntar. Por isso, tente unir arestas chanfradas. Os espaços entre duas placas não devem exceder 6 mm.
    • Isto é especialmente verdade em cantos onde os espaços são geralmente mais amplos. Não se preocupe demais! De qualquer forma, as placas estão bem fixadas e você sempre encontrará um produto adequado para rejuntar esses espaços em particular!



  3. Planeje uma inspeção, se for esse o caso. Pode acontecer que haja regulamentos administrativos sobre esse tipo de trabalho. Assuma a liderança marcando uma consulta com as autoridades relevantes. Isso impedirá que, se seu trabalho não estiver em conformidade, desfaça tudo no caso de uma visita subsequente e inesperada dessas mesmas autoridades.

Parte 2 Aplique a primeira camada de gesso



  1. Você vai colocar várias camadas. O objetivo é obter uma superfície plana e bastante regular. Para a primeira camada:
    • nos cantos internos: aplique cal firmemente em uma das placas e mais levemente na outra placa;
    • em juntas sem chanfro: use a parede como guia. Lenduit deve fazer uma protuberância;
    • nas tiras de união: iguais, mas deixe um buraco.


  2. Escolha a combinação perfeita para o seu trabalho. Você pode comprar uma mistura seca (à qual você adicionará água) ou um acabamento pronto para uso. Esses dois tipos de revestimentos têm várias formas: acabamento padrão, acabamento fácil de lixar ou secagem rápida.
    • A mistura seca é menos dispendiosa e tem a vantagem de poder ser preparada sob demanda. Use-o para conectar grandes furos e grandes slots. Aplicado em grandes superfícies, é difícil espalhar, lixar, a renderização é menos fina, leva muito tempo e, no final, é muita sujeira! Por outro lado, seca mais rapidamente (tempo para ler na embalagem), para que você possa passar a próxima camada mais rapidamente!
    • O revestimento pré-misturado está pronto para uso, mas custa um pouco mais e você pode acabar com uma vedação não utilizada no final.


  3. Compre a quantidade necessária. Aproximadamente, existem 20 litros de revestimento para 80 m de chapas.
    • Existem várias marcas e qualidades de revestido. Use laminado "de uso geral" para a camada base (a primeira) para cobrir as tiras e o acabamento mais fino da última camada. Você também pode usar outro tipo, de cor bege, que seca para dar uma cor muito pálida. Tem uma ure mais macia que o limão padrão. Seca mais lentamente, tem menos tendência a esbarrar e é destinado à camada superior final.
    • Com a cal pronta, se você notar uma camada de água por cima, misture delicadamente com uma batedeira. Misture até a água desaparecer. A mistura final deve ser suave, sem grumos. Misturar suavemente evita a incorporação de ar na mistura.


  4. Tenha as espátulas certas (ou facas). Os plásticos tendem a sobrescrever com o tempo. Verifique se as bordas estão lisas. Você precisará de uma espátula de 12 a 15 cm de largura, uma de 25 cm e outra de 30 cm. Para pequenos interstícios, use uma pequena espátula angular. Uma junta portátil também é muito útil para evitar o deslocamento entre o balde e a parede.
    • Arredonde os cantos afiados de suas espátulas.
    • As espátulas de metal podem enferrujar, portanto limpe-as bem ao final do trabalho e seque-as bem.


  5. Aplique a primeira demão. Esta primeira camada será mais líquida que as seguintes. O lenduit deve ser um pouco mais líquido que o creme de leite fresco. Com uma espátula de 12 cm de largura, coloque alguns centímetros de denduit.
    • Traga cal na junção entre as partições. Você removerá o excedente posteriormente, suavizando as questões menos neste momento. Aqui é melhor colocar muito que não é suficiente.
    • Certifique-se de pressionar até que a junção esteja completamente cheia e plana e verifique se não há bolhas de ar.
    • Basta pressionar o suficiente para preencher a lacuna e suavizar.
    • A borda chanfrada de uma placa de drywall se estende cerca de 5 cm até a borda, portanto, você deve cobrir os 10 cm inteiros da placa de drywall, da borda do chanfro lunar das placas à borda do chanfro do outro.
    • Use uma luz brilhante posicionada em um bom ângulo para ver melhor a área do chanfro que precisa ser coberta.
    • A espátula, uma vez carregada, deve ser colocada em um ângulo de 45 ° em relação à parede. À medida que você estende o acabamento, esse ângulo deve fechar até que a espátula e a parede fiquem quase paralelas.


  6. Quando todas as conexões forem feitas, releia todas as peças recém-unidas. A gaxeta deve estar pronta para acomodar a gaxeta; portanto, não remova muito denduit, pois é líquido. Lenduit desempenha o papel de cola entre as placas, é ele quem endurece o todo. O empréstimo aqui não tem papel de apoio. Por outro lado, no momento em que você alisa, remova tudo o que puder antes de colocar a faixa: não é necessário que haja solavancos e a lasciva ainda esteja molhada.


  7. Corte a tira de junta no tamanho desejado. Corte-o no comprimento do encaixe, com um pouco mais em cada extremidade.
    • Algumas pessoas recomendam mergulhar a banda na água primeiro. Mesmo que facilite um pouco o trabalho, aumenta consideravelmente sua fragilidade ao deitar.
    • Por outro lado, mergulhar a banda evita a formação de bolhas de ar. Isso impedirá que você marmoreie repetidamente para obter um resultado insatisfatório. Cabe a você!


  8. Aplique a fita adesiva. Com as mãos, pressione a fita contra a parede recém-revestida, começando de um lado e ao redor da sala. A banda deve estar centrada o máximo possível na junta. É ranhurado no centro, para que a mancha não seja muito difícil. Seja vigilante, mesmo assim.


  9. Prenda a banda com uma espátula. Começando do meio da tira e segurando a espátula em um ângulo de 25º, coloque a tira na borda. Puxe a espátula de uma só vez sem parar.
    • Se a banda dobrar, simplesmente alise-a com a mão.
    • Repita esta operação desta vez. Faça o mesmo para todas as articulações, quaisquer que sejam suas orientações. Faça isso para todas as paredes e o teto.
    • Recorte a banda que faz bolhas. Se o selo não estiver molhado o suficiente, a banda não grudará, fará uma bolha. Se você sair em condições, sua parede não parecerá nada! Recorte a parte da fita, coloque em um pedaço de bolo e coloque um pedaço de fita. Cal suave que sairia da tira recém-colocada.


  10. Coloque uma tira de vedação nos cantos internos. Com uma espátula de 10 cm, coloque pelo menos 5 cm de dendê em ambos os lados da junção das placas. A banda fará toda a altura do emaranhado. Dobre a faixa ao meio na direção da altura e aplique-a uniformemente ao longo da junção com a espátula.
    • Como antes, alise a metade inferior de um dos lados. Faça o mesmo com o outro lado. Então vá para as partes superiores. A junção deve estar bem coberta e com uma rede emaranhada.
    • Cubra metade da tira com uma fina camada de gesso.
    • Durante essas operações, tome cuidado para não pressionar demais a borda da língua, pois corre o risco de cortar a banda com o emaranhado da espátula. Deixe a espátula deslizar naturalmente no chão sem pressão adicional.


  11. Cubra os ângulos salientes. Essas arestas devem ser protegidas contra choques e obstáculos por ângulos de alumínio. São fixados por pregos especiais a cada 25 cm de cada lado. Eles devem estar centralizados ou você terá dificuldade em configurar e sua crista não será perfeita.
    • Como antes, com uma espátula de 12 polegadas, coloque-se em um dos lados do ângulo e na placa adjacente. Para obter uma aresta perfeita, a espátula deve estar metade no ângulo, metade na parede. Alise se possível de uma só vez, o mínimo possível em qualquer caso. Faça o mesmo no outro lado do ângulo.
    • Caso contrário, você pode colocar um ângulo de papel e fazer o mesmo nos cantos internos. A operação é quase semelhante: colocamos a cal, aplicamos o ângulo e depois a espátula para remover o denduit excedente.


  12. Coloque limão em todos os buracos e alise. Com limão, preencha os orifícios deixados pelos parafusos e pregos e alise com uma pequena espátula. Os furos devem estar cobertos, mas não coloque muito, apenas o que você precisa.


  13. Deixe seu trabalho descansar por uma noite. Todas as articulações foram revestidas e cobertas com fita adesiva. Limpe bem suas ferramentas, cubra o restante do denduit. Deixe tudo secar uma boa noite.

Parte 3 Lixe a primeira camada



  1. Verifique se a primeira demão está seca. Verifique em particular os ângulos com o teto. Um revestimento ainda úmido é encontrado em sua cor escura e acinzentada, enquanto um revestimento seco é branco. Tudo depende das condições climáticas da sua região, mas leva de 6 a 8 horas para secar completamente. Em clima úmido e / ou frio, conte 24 horas, veja mais. Neste último caso, você pode instalar ventiladores e aquecer.


  2. Coloque uma máscara de poeira toda vez que lixar. A lixagem cria um pó branco fino que é mantido no ar e seria melhor não fazer a linhaler. Se você trabalha perto de móveis, cozinha ou qualquer outro local limpo, terá que isolar sua peça de trabalho com plástico, se não quiser ver todo o seu habitat coberto por uma fina película de gesso. Também levará tempo para você se proteger, mas no final você economizará muito tempo de limpeza!


  3. Comece desbaste. Com uma espátula um pouco larga, remova as maiores rugas criadas pelo lenduit. Eles vão sair se você der pequenos solavancos bem paralelos às partições. Isso facilitará o seu lixamento posteriormente.


  4. Lixe suavemente. Se sua superfície é lisa, livre de furos e outras rugas, você não precisa lixar! Caso contrário, lixe levemente as articulações. Use uma lixa de grão médio colocada em um bloco de lixa. Areia com pressão constante, enfatizando os limites. Você nunca deve lixar as tiras das juntas ou o papel protetor da placo: apenas limão!
    • A menos que haja muito a remover, lixe levemente e manualmente. Um lixamento elétrico seria devastador: não apenas faria uma poeira fina, mas você poderia atacar as tiras das juntas, o papel protetor das placas. Não tenho certeza se os componentes desses elementos são muito bons para a saúde!
    • Lixe os cantos com um bloco de lixar ou uma lixadeira angular. Tenha muito cuidado para não danificar essas partes frágeis!
    • Não se preocupe se houver pequenos orifícios, eles serão preenchidos com a próxima camada que você aplicar.

Parte 4 Aplicando as outras camadas



  1. Use uma espátula de 25 cm para as seguintes etapas. Aplique uma boa camada sobre todas as conexões e cabeças dos parafusos. Coloque um revestimento de consistência normal para essas camadas: elas não devem ser líquidas, como era o caso anteriormente.
    • Alise com um segundo passe.Faça uma passagem vertical primeiro e depois passagens horizontais.
    • O objetivo da segunda camada é preencher o chanfro com o drywall. Coloque a espátula a 90 ° e alise: você não deve ter espaço entre a vedação e a faca.


  2. Polir as bordas, se necessário. Esta operação é para remover a fita colocando mais vedação nas laterais e para fazer, suavizando, uma inclinação muito suave que conecta a vedação e a placa.
    • Nos cantos, coloque uma fina camada de denduit na faixa de ângulo (deixada nua anteriormente). Use como referência a parede e o emaranhado!
    • Nas juntas sem chanfro, aplique nervuras em cada lado da banda e alise pressionando a espátula firmemente em um lado da banda e o outro lado na antepara.
    • À medida que você passa pelas camadas, você obtém uma superfície mais espessa, mas que será conectada à parede.


  3. Deixe secar durante a noite. Mais uma vez, deixe secar bem antes de adicionar qualquer coisa.


  4. Repita os processos de desbaste e lixamento. Remova a rugosidade deixada pela última camada. Em seguida, use uma lixa fina e lixe até obter uma aparência suave.


  5. Verifique se o selo está seco. Quando terminar, aplique a terceira camada para tornar a articulação ainda mais desaparecida. O objetivo é ampliar a junta até que ela fique nivelada com a parede. O selo fica mais forte e se mistura com a parede.
    • Com a terceira camada, você precisa alterar a espátula. Tome um com o dobro da largura, 20-25 cm. Você não apenas dividirá o tempo de trabalho pela metade, mas o trabalho será mais fácil e mais organizado.
    • Deixe secar novamente durante a noite. Areia novamente. Todas as superfícies agora devem estar lisas e as juntas não devem mais ser vistas.
    • Com uma luz de pastoreio, você verá a espessura extra nas paredes ou no teto (isso acontece em algumas áreas onde a primeira camada foi um pouco generosa!). Quanto às juntas sem chanfro, às vezes é necessária uma quarta camada.

Parte 5 Traga os acabamentos



  1. Algumas palavras nos acabamentos! Colocar fita adesiva e rejuntar não faz uma parede acabada: é apenas uma preparação, essencial certamente! As placas agora estão bem instaladas, lisas. Agora devemos considerar colocar uma cartilha e tinta.


  2. Você quer decorar seus pratos? Não tem problema! Você pode colocar tapeçaria, palha, cortiça, estuque, colocar padrões geométricos em vários materiais. Apenas certifique-se de usar as colas certas, os fixadores certos. Informe-se antes!


  3. Você quer pintar seus pratos? Ele terá que passar por uma sub-camada de engate, ou dois. Então, você poderá gastar suas camadas finais de pintura. Não pinte diretamente no prato!

Parte 6 Sobre o drywall



  1. Algumas palavras sobre drywall. Drywall existe em uma ampla variedade de tamanhos, tipos, espessuras e larguras. Em geral, as paredes são revestidas com gesso cartonado com 10 ou 13 mm de espessura, em placas de 60 x 250 cm ou 120 x 250 cm. Existem também muitos produtos específicos no mercado, como o "placo" verde (ou azul), que é um gesso resistente à água e com um revestimento de papel verde, usado em locais muito úmidos, como banheiros e cozinhas. Também existem painéis especiais para tetos que resistem à queda e lajes maiores que o padrão para cobrir superfícies mais longas ou mais largas.
    • Tetos e paredes são geralmente cobertos com painéis de 13 mm. Para tetos, você pode usar painéis especiais.
    • Em alguns casos, pode ser necessário colocar o drywall de 16 mm nos tetos ou nas paredes externas. Eles são geralmente classificados como à prova de fogo e mais resistentes ao fogo do que a placa de gesso tradicional de 13 mm. Dependendo dos padrões atuais, você também pode dobrar seu drywall em áreas de risco de incêndio, em vez de comprar chapas mais grossas e caras.
    • O placo de 16 mm possui qualidades fônicas reais devido à sua maior massa. Às vezes, os estúdios de gravação instalam uma camada dupla de placas de gesso de 16 mm.


  2. Não use placas de gesso perto de uma banheira ou chuveiro. É melhor colocar placas de cimento com uma barreira antivibratória e um bom isolamento por trás.
    • Para as juntas, coloque uma fita de rejunte (Venture, 3M ou Tuck Tape) ou um selante acústico sobre as juntas da barreira de vapor para garantir uma boa vedação. As juntas da placa de cimento devem ser acabadas com uma fita de fibra de vidro que será então coberta com uma pasta de junta adequada ou um adesivo específico.
    • Entre em contato com as autoridades locais para obter os regulamentos atuais sobre drywall.


  3. Manuseie o drywall com cuidado. As placas de gesso parecem finas e leves, até você levantá-las! Uma coisa é manipular o drywall no chão, movê-lo, cortá-lo e levantá-lo. Outra coisa é fixá-los no teto!
    • Para chapas de teto, você pode mexer com um suporte de chapa a partir de uma moldura feita de lintéis de 5 x 10 cm em T. Você poderá segurar a placa e o tempo para fixá-la temporariamente. Por outro lado, se você estiver sozinho ou não tiver força suficiente para lidar com o drywall, considere alugar um suporte de rack.



  • Selo de pasta para todos os fins
  • Tape
  • Uma espátula com 12 cm de largura
  • Uma espátula para ângulos
  • Uma faca
  • Uma calha para alface
  • Uma chave de fenda elétrica com uma chave de fenda para drywall
  • Uma régua de metal
  • Uma esponja
  • Lixa
  • Um bloco de areia
  • Trapos
  • Uma máscara de poeira