Como andar com uma muleta

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Abril 2024
Anonim
MULETAS CANADENSES TREINO DE MARCHA COMO USAR PARA CAMINHAR ANDAR ? Fisioterapia Dr. Robson Sitta
Vídeo: MULETAS CANADENSES TREINO DE MARCHA COMO USAR PARA CAMINHAR ANDAR ? Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Contente

Neste artigo: Andar em uma superfície planaMontar e descer escadas9 Referências

Se você tiver uma fratura no tornozelo, joelho ou perna, seu médico poderá recomendar andar com muletas enquanto estiver se recuperando. Muletas são suportes que ajudam a evitar carregar peso na perna machucada enquanto estiver em pé e andando. Eles lhe dão equilíbrio e permitem que você faça atividades da vida diária com segurança enquanto a lesão cicatriza. Às vezes, pode ser mais prático usar apenas uma muleta, pois permite que você se mova mais facilmente em seu ambiente e tenha uma mão livre para outras atividades, como compras. Também pode ser mais fácil usar apenas uma muleta para negociar as escadas, desde que haja um corrimão para ajudá-lo. Lembre-se de que mudar para uma única muleta obriga a pressionar a perna lesionada e também aumenta o risco de cair. Portanto, você deve consultar seu médico antes de considerá-lo.


estágios

Parte 1 Andando sobre uma superfície plana



  1. Coloque o suporte sob o braço oposto ao lado onde a lesão está localizada. Ao usar uma única muleta, você deve decidir onde deseja colocá-la. Os profissionais de saúde recomendam colocá-lo debaixo do braço do mesmo lado da perna saudável, ou seja, do lado oposto à perna doente. Segure a muleta sob o convés e pegue a alça que fica mais ou menos no meio da máquina.
    • Ao instalá-lo no lado saudável, você pode se inclinar para longe do lado lesionado e colocar menos peso nele. No entanto, para poder andar com uma muleta, você ainda precisará colocar um pouco de peso na perna lesionada a cada passo.
    • Dependendo da lesão que o afeta, o seu médico pode decidir que não deve colocar peso na perna, de modo que você precisará continuar usando muletas ou cadeira de rodas. Você deve sempre ouvir suas recomendações para garantir uma boa reabilitação.
    • Ajuste o comprimento do suporte para que pelo menos três dedos passem entre a almofada e o estofamento quando ficar em pé. Ajuste a alça para o que está no pulso quando você deixar o braço cair direito.



  2. Posicione e equilibre o suporte corretamente. Depois de ajustar o suporte e colocá-lo sob o braço do lado oposto à lesão, posicione-o removendo 7 a 10 cm do meio da parte externa do pé para obter melhor estabilidade. A maior parte do seu peso corporal (se não todo o seu peso) deve ser apoiada pela mão e pelo braço estendidos, porque se você colocar muito peso no antebraço, poderá causar dor e danos possível ao nível dos nervos.
    • Deve haver preenchimento na alça e no porta-lábios. Permite agarrar melhor o suporte e absorver os choques.
    • Evite usar camisas ou jaquetas grossas enquanto estiver andando com apenas uma muleta, pois isso pode reduzir seu movimento e estabilidade.
    • Se o pé ou a perna estiverem engessados, considere usar um sapato de sola grossa no pé saudável para evitar uma diferença significativa de altura entre as duas pernas. Um comprimento igual das pernas oferece melhor estabilidade e reduz o risco de dor nos quadris e na região lombar.



  3. Prepare-se para dar um passo. Ao se preparar para andar, mova o suporte 30 cm para frente e pise com a perna machucada ao mesmo tempo. Depois, dê um passo além do suporte com o pé válido, segurando a alça firmemente com o braço estendido. Para avançar, repita este padrão: um passo à frente com a muleta e a perna lesionada, depois um passo adiante com a perna saudável.
    • Lembre-se de manter o equilíbrio mantendo a maior parte do seu peso na muleta ao pisar com a perna machucada.
    • Tenha cuidado e mova-se lentamente ao andar com uma muleta. Certifique-se de ter um aperto firme no chão e não tenha nada à sua frente que possa fazer você cair. Não deve haver obstáculos ou tapetes enrolados. Permita-se tempo para ir de um lugar para outro.
    • Evite suportar o peso com a axila para evitar dor, danos nos nervos e lesões no ombro.

Parte 2 Subindo e descendo as escadas



  1. Determine a presença de um corrimão. Na verdade, é muito mais difícil subir e descer as escadas com duas muletas do que uma. No entanto, você só deve subir escadas com uma muleta se elas tiverem um corrimão ou apoio. Mesmo que exista um corrimão, você precisa garantir que ele esteja estável e firmemente preso à parede para suportar seu peso.
    • Se não houver corrimão, você pode usar as duas muletas, pegar o elevador ou pedir ajuda a alguém.
    • Se houver um corrimão, você pode pegar uma mão e carregar uma muleta (ou ambas) com a outra mão ao subir as escadas. Poderia ser mais rápido e fácil sem as muletas.


  2. Pegue o corrimão do lado em que você está ferido. Ao começar a subir as escadas, mantenha o suporte embaixo do braço do lado válido e segure o corrimão com a mão no lado lesionado. Pressione o corrimão e o suporte ao mesmo tempo e suba primeiro colocando o pé válido. Depois, traga a perna lesionada e a muleta para trás da perna válida no mesmo degrau. Repita até chegar ao topo da escada, mas tome cuidado e não se apresse.
    • Se possível, treine primeiro com seu fisioterapeuta.
    • Se não houver corrimão, elevador ou ninguém para ajudá-lo e se você absolutamente precisar subir as escadas, use a parede ao lado dos degraus da mesma maneira que usaria o corrimão.
    • Permita-se tempo suficiente para escadas íngremes e estreitas, especialmente se você tem pés largos ou se usa uma bota de proteção.


  3. Tenha muito cuidado ao descer as escadas. Descer as escadas com uma ou duas muletas é potencialmente mais perigoso do que subir por causa da queda que você poderia fazer se perdesse o equilíbrio. Portanto, você deve agarrar firmemente o corrimão e descansar a perna lesionada no degrau para baixo antes de avançar pelo suporte do lado oposto e pela perna válida. Não exerça muita pressão sobre a perna lesionada, pois a dor intensa pode causar náusea e tontura. Sempre mantenha seu equilíbrio e não se apresse. Continue alternando as etapas com a perna machucada e a perna válida até chegar ao pé da escada.
    • Lembre-se de que o diagrama para descer as escadas é o oposto do diagrama para montá-las.
    • Observe objetos nos degraus que podem ser obstáculos.
    • Seria melhor você ter alguém para ajudá-lo a descer as escadas, se isso for possível e prático.