Como fazer uma mesa

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
How to make Wood Table
Vídeo: How to make Wood Table

Contente

Neste artigo: Projetando a mesaCrie a bandeja e o aventalFixando as pernas da mesaProcedimento de acabamento13 Referências

Fazer uma mesa simples é um ótimo exercício para carpinteiros iniciantes. Um marceneiro experiente pode considerar um projeto mais complexo e sofisticado. Uma mesa clássica consiste em uma bandeja, um avental e quatro pés. Então, basta ter algumas tábuas para fazer essas peças. Depois, basta montá-los para obter uma mesa simples e prática.


estágios

Parte 1 Projetando a tabela

  1. Veja as fotos dos diferentes tipos de mesa. Existe uma grande variedade de modelos. Você deve tomar o seu tempo para escolher o que mais lhe convier. Vá para a Internet para procurar imagens da tabela e observe o estilo de cada uma. Verifique também as revistas de marcenaria e os catálogos de móveis para ter uma idéia.
    • Sua escolha deve ser determinada por suas necessidades. Identifique o uso que você fará da tabela e as dimensões que deseja dar a ela.
    • Por exemplo, você pode precisar de uma pequena mesa de café. Você também pode optar por fazer uma mesa de cozinha rústica ou uma mesa de cabeceira refinada.

    "Se você tem pouca ou nenhuma experiência em carpintaria, é melhor começar com uma mesa ou mesa de café. "




    Desenhe um esboço. Use uma régua e lápis para desenhar a mesa ideal. No início, não se preocupe com suas dimensões. Pense antes da aparência dos móveis quando terminar. Selecione a aparência desejada e escolha um tamanho.
    • Quando o esboço terminar, escreva suas probabilidades com um lápis. Às vezes, as dimensões da madeira listadas no mercado são realmente menores em 1,5 cm. Se for, adicione esse valor às suas dimensões.
    • Estes diferem dependendo dos modelos. De fato, uma mesa de jantar não tem as mesmas medidas que uma mesa de cabeceira.


  2. Avalie a quantidade de madeira necessária. Pense nos elementos que constituirão a tabela. Pode ser simples e incluir uma bandeja, um fundo e pés. Se você deseja adicionar outros itens, precisará de madeira adicional.
    • Por exemplo, você pode tentar fazer uma mesa com 3 pranchas de 5 cm × 30 cm, tendo um comprimento de 150 cm para fazer a prancha, 4 pranchas de 10 cm × 10 cm, um comprimento de 72 cm para fazer os pés. Também será necessário pensar no avental, que consistirá em 4 pranchas, duas de 5 cm × 10 cm cortadas com 48 cm de comprimento e duas outras de 5 cm × 30 cm com 120 cm de comprimento.
    • Compre madeira extra para fazer todos os outros elementos. Por exemplo, você pode adicionar laços entre os pés para aumentar a força da mesa ou tábuas para aumentar a tábua.



  3. Escolha uma madeira barata, mas resistente. O pinheiro é muito bom, porque um iniciante pode trabalhar facilmente. Além disso, embora não seja o mais difícil, as tabelas criadas com esse material levarão várias décadas. Algumas madeiras duras, como bordo e cereja, também são usadas para fazer mesas resistentes.
    • Procure outras espécies de madeira baratas. Você pode usar, por exemplo, abeto de Douglas com qualidade de construção para fazer sua mesa. Madeiras como o álamo também produzem bons móveis, mas são menos fáceis de tingir.
    • Para mesas destinadas ao uso externo, escolha cipreste, pau-brasil ou madeira tratada, como pinho tratado em autoclave.


  4. Compre a madeira necessária e corte-a. Depois de definir suas necessidades, acesse uma loja de ferragens. A maioria das marcas oferece a você cortar a madeira. Ao aceitar esta opção, você economizará tempo e poderá começar a preparar sua mesa imediatamente.
    • Você também pode se cortar se tiver uma bancada, um alicate e uma serra manual ou serra circular. Sempre use um respirador e óculos de segurança de policarbonato ao usar uma serra.

Parte 2 Criando a bandeja e o avental



  1. Organize as placas da placa lado a lado. Escolha a superfície mais plana possível para obter uma bandeja plana. Para cada placa, determine qual lado será visível. Em seguida, coloque as placas com as faces voltadas para baixo. Por fim, organize as tábuas para reproduzir a forma do tampo da mesa que você desenhou em seu desenho.
    • Se você fizer uma mesa grande, coloque as tábuas no chão. Você pode espalhar uma folha ou lona para evitar danificar a madeira.
    • O deck refere-se à montagem das placas da placa. A maneira mais comum é fazer uma articulação da língua e do sulco. Você também pode praticar uma conexão de junta plana reforçada por chaves ou munhões, se dominar essas técnicas. Há também a conexão de parafuso oblíqua, menos convencional, mas fácil de alcançar.
    • Também é possível fazer um prato constituído por uma peça. Esta opção pode ser mais cara. Além disso, isso pode causar algumas dificuldades devido ao peso da peça. Considere o uso de madeira compensada para economizar dinheiro.


  2. Faça furos oblíquos. Esses orifícios vão do lado de fora das placas. Ao executar esta operação, que antecede a instalação dos parafusos, você evitará rachaduras na madeira. Antes de perfurar, meça a placa central e faça marcas a cada 18 cm. Para perfurar, você precisará de uma broca bastante longa, cerca de 8 cm. A cada 18 cm, perfure na diagonal através dos painéis laterais e na borda da prancha central.
    • Para facilitar esta operação, use um gabarito de furação para conexões de parafuso oblíquas. Você ajusta a profundidade do furo e depois usa o modelo para fazer furos perfeitos. Isso reduz o risco de atravessar a madeira perfurando.
    • Você fixará as placas mais facilmente se as apertar primeiro lado a lado com um grampo.
    • Esta não é a única maneira de fazer esta montagem. Você também pode escalar os pés e o fundo primeiro. Em seguida, basta parafusar as placas diretamente no deck como antes.


  3. Prenda as pranchas com parafusos. Coloque parafusos auto-atarraxantes de 6,5 cm em cada orifício. Usando uma chave de fenda elétrica, aperte-os firmemente nos orifícios oblíquos e na borda da prancha central. Graças a esta montagem, você obterá uma bandeja muito sólida.


  4. Rastreie a posição das tábuas do deck na parte inferior do deck. O avental é formado pelo revestimento sob o platô. Ele veste a mesa e ajuda a consolidar sua estrutura, porque fortalece a conexão entre a bandeja e os pés, impedindo que eles se movam. Meça cerca de 2,5 cm das bordas do quadro. Em seguida, desenhe uma linha a lápis para indicar onde as placas que formam o deck serão conectadas ao tampo da mesa.
    • A margem de 2,5 cm evita a projeção do fundo da borda da mesa. Além disso, permite mais espaço, melhorando a aparência geral da tabela.
    • Se ainda não o fez, use as medidas de comprimento e largura da prancha para cortar as pranchas que formarão o convés.


  5. Cole as placas do avental no quadro. Coloque-os nas linhas que você desenhou anteriormente. Você terá duas pranchas curtas e duas longas que correspondem à largura e comprimento da prancha, respectivamente. Coloque uma camada uniforme de cola de madeira na borda das tábuas inferiores antes de prendê-las à mesa. Em seguida, use prensas para segurar as peças durante a noite. Assim, a cola terá tempo de tomar e você terá uma montagem de boa qualidade.
    • Você pode fixar a parte inferior permanentemente, parafusando-a na bandeja. Para esse fim, use um gabarito de furação para conexões oblíquas e parafusos adequados.
    • Você também pode fixar os pés na bandeja e anexá-los ao convés da mesa, parafusando oblíquamente. Você adicionará espaçadores de canto para ajudar a manter os pés no lugar.

Parte 3 Prendendo as pernas da mesa



  1. Corte os pés no tamanho desejado. Ao fazer uma mesa, fixar os pés geralmente é o passo mais delicado, porque um erro pode fazer toda a diferença entre uma mesa trêmula e uma mesa perfeitamente estável. Primeiro, alinhe os pés um ao lado do outro. Meça cada um deles e faça uma marca no comprimento desejado. Por fim, corte-as no tamanho certo usando uma serra.
    • Mesmo que o corte da madeira tenha sido feito na loja, pode ser um pouco irregular. É melhor fazer uma verificação antes de colocar os pés na mesa.
    • Se você mesmo cortar os pés da sua mesa, faça um corte grosseiro usando uma serra manual ou serra circular. Ajuste os pés juntos, depois aperte-os com uma prensa e corte-os todos no mesmo comprimento.


  2. Cole os pés onde as tábuas do convés se encontram. Você deve posicioná-los nos cantos do baralho. Coloque um pouco de cola de madeira no interior e no lado de baixo do deck. Em seguida, coloque os pés em cada canto e segure-os no lugar com prensas.
    • Você pode esperar a cola secar, mas isso não é necessariamente necessário. Mantenha os pés contra o avental e a mesa com as prensas. Portanto, é improvável que eles se soltem durante o parafusamento.


  3. Faça furos piloto no avental e nos pés. A localização dos parafusos deve corresponder ao centro de cada tábua que forma o convés e ao centro de cada pé. Trabalhe de fora. Perfure os pés usando uma broca de 0,65 cm. Faça o mesmo com as placas do avental que tocam em cada pé. No final desta etapa, você deve ter 8 orifícios no total.
    • Se você quiser colocar dormentes em sua mesa, o trabalho é um pouco mais complicado. Na verdade, você deve fazer entalhes um pouco abaixo da meia altura de cada pé. Para isso, use uma serra circular. São necessários 2 entalhes por pé: um em cada empate.


  4. Prenda os pés no avental usando parafusos de retardo. Pegue um par de parafusos de 0,65 cm para cada pé. Em seguida, aperte-os no pé enquanto cruza o avental. Use uma chave de catraca para apertar os parafusos de retenção nas pernas da mesa.
    • Não tente trabalhar com uma chave de fenda elétrica ou furadeira, pois você quebrará os parafusos de retardo.
    • Antes de parafusar os pés, verifique se estão nivelados e perpendiculares à placa.


  5. Aguarde até a cola secar completamente. Para definir a hora, leia as instruções do fabricante. Geralmente, deixe a mesa em repouso por uma noite inteira para ter certeza de que a cola teve tempo de secar. Normalmente, você não terá que esperar tanto tempo antes de pôr a mesa em pé.


  6. Vire a mesa para verificar sua estabilidade. Preste atenção durante esta operação. De fato, a mesa pode ser muito pesada! Coloque-o em um piso plano e tente balançá-lo para verificar sua estabilidade. Se estiver trêmulo, significa que os pés não estão ajustados corretamente. Eles podem ter comprimentos ligeiramente diferentes. Nesse caso, vire a mesa e coloque-a na bandeja e defina o comprimento dos pés para o mesmo valor.
    • Você pode usar uma serra manual ou serra circular para nivelar os pés. No entanto, você pode exceder os bons valores usando essas ferramentas. Em vez disso, reduza-os gradualmente lixando-os com uma lixa de 80 grãos e depois com uma lixa de 220 grãos.
    • A falta de estabilidade também pode resultar do mau posicionamento dos pés. Verifique se eles estão apoiados contra a parte inferior do convés e contra o convés. Solte os parafusos cuidadosamente se precisar reposicionar as pernas da mesa.

Parte 4 Acabamento



  1. Lixe a mesa com uma lixa de 80 grãos. Dado o tamanho dos grãos, a tabela será áspera. Este acabamento se encaixa bem em uma mesa rústica. Imagine quando terminar! Observe-o atentamente, prestando atenção às linhas da madeira e seus grãos. Em seguida, lixe toda a superfície da mesa, incluindo os pés e a parte inferior da bandeja, seguindo a direção do grão.
    • Por conveniência, você pode usar uma lixadeira. Esta ferramenta não deixará uma marca na mesa após sua passagem.
    • Não é necessário tingir e lixar. Se você gosta da aparência da sua madeira, deixe-a como está. Você pode simplesmente aplicar uma camada de selante sobre ele para protegê-lo da umidade.


  2. Use uma lixa 220 para alisar. Lixe a mesa uma segunda vez com uma lixa de grão fino. Certifique-se de trabalhar constantemente na direção das veias da madeira. Lixe levemente os pontos ásperos para prepará-los para o tingimento.


  3. Remova os detritos que bagunçam a mesa. Após o lixamento, a mesa é coberta com pó de madeira, que é adicionado ao pó normalmente presente no ar. Umedeça um pano de pó ou de microfibra com água morna. Em seguida, passe-o sobre a mesa para remover toda a poeira e aguarde os móveis secarem.
    • Você pode aspirar a mesa antes de limpá-la. Conecte um bico à mangueira de vácuo para remover o máximo de poeira possível.


  4. aplicar tingimento para madeira Coloque luvas de borracha e abra o corante. Misture o produto de acordo com as instruções do fabricante. Mergulhe um pincel de pano ou espuma na jarra e depois tinja a mesa inteira seguindo a direção do grão. No final da operação, não se esqueça de limpar o excesso de manchas com um pano.
    • Existem diferentes tipos de corante. Aqueles à base de petróleo são penetrantes e duram muito tempo. Os corantes de água são muito fáceis de aplicar, mas podem não penetrar uniformemente na madeira. Os corantes em gel são espessos e colorem muito bem os móveis.
    • Lembre-se de pintar um lado da sua mesa de cada vez. Assim, você terá certeza de que o corante está fixado corretamente.


  5. Passe uma segunda camada de tinta. Antes de fazer isso, você precisará deixar a primeira camada secar durante a noite. Há uma boa chance de que a aparência da mesa pareça irregular e levemente opaca após a primeira demão. Aplique uma segunda demão como antes e depois deixe a mancha secar. Após esta etapa, sua mesa estará pronta.
    • Remova o excesso de manchas com um pano antes de secar. Assim, você terá um resultado uniforme e a cor da tabela não ficará muito escura.



  • 3 tábuas de 5 cm × 30 cm × 150 cm (para a bandeja)
  • 4 tábuas de 10 cm × 10 cm × 72 cm (para pés)
  • 2 tábuas de 5 cm × 30 cm × 48 cm (para as duas larguras do deck)
  • 2 tábuas de 5 cm × 30 cm × 120 cm (para os dois comprimentos do convés)
  • Parafusos autoperfurantes de 6,5 cm
  • Parafusos de retardo de 0,65 cm
  • Uma furadeira elétrica
  • Uma chave de fenda elétrica
  • Modelo de perfuração para conexão de parafuso oblíqua
  • Prensas e braçadeiras
  • Cola para madeira
  • Um lápis
  • Um pano de microfibra
  • Uma serra circular
  • Lixa de 80 grãos
  • Lixa de grão 220
  • Mancha de madeira