Como fazer um sapo saltador de origami

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um Sapo que Pula - Tutorial de origami PT-BR
Vídeo: Como fazer um Sapo que Pula - Tutorial de origami PT-BR

Contente

Neste artigo: Preparar o papelColocar as pernas dianteirasFormar as patas traseirasFechar o sapo18 Referências

Você pode fazer um sapinho fofo com nada mais do que apenas uma folha de papel e algumas dobras. Quando você aperta a parte de trás do sapo, ele pula no ar! Pegue uma folha de papel quadrado, faça algumas dobras simples e seu sapo estará pronto!


estágios

Parte 1 Preparando o trabalho

  1. Escolha papel. Você pode usar papel branco para impressora, papel colorido ou papel origami impresso. O papel de origami geralmente é quadrado, mas se você não tiver um, poderá começar com uma folha retangular. Coloque o lençol na sua frente.
    • Você encontrará papel de origami em papelaria ou loja de hobby.


  2. Dobre o papel na diagonal. Dobre o canto superior direito na diagonal para tocar no canto inferior esquerdo. O papel deve formar um triângulo com uma ponta no canto superior esquerdo. Marque bem a dobra passando os dedos sobre ela e desdobre a folha. Faça o mesmo com o canto superior esquerdo. Ao desdobrar o papel, as dobras devem formar um X.



  3. Corte o papel demais. Se você começou com uma folha retangular, dobre a faixa que se projeta abaixo para fazer uma dobra que conecte as duas extremidades inferiores do X. Corte a faixa sob essa dobra com uma tesoura ou rasgue-a com cuidado. Você receberá uma folha quadrada com uma dobra em X que cruza no centro.
    • Se você começou com uma folha quadrada, pule esta etapa.
    • Se você não tiver certeza de qual parte cortar, dobre um dos cantos superiores como fez para dobrar em X para formar um triângulo. Corte a faixa por cima deste triângulo.

Parte 2 Fazendo as pernas da frente



  1. Dobre o papel ao meio. Coloque-o no chão de forma a formar um quadrado à sua frente. Dobre a metade da parte superior para alinhar a borda superior com a borda inferior. Deslize o dedo sobre a dobra para marcar e desdobre o papel. A nova dobra horizontal deve cruzar o centro do X para formar um asterisco ou uma estrela.



  2. Forme um triângulo. Coloque o papel dobrado à sua frente com a dobra para cima. Dobre os dois lados da borda dobrada, empurrando-os em direção ao centro entre as duas camadas de papel. Quando essas dobras entram, o quadrado se dobra para formar um triângulo composto por várias camadas.
    • Para obter as dobras facilmente, marque a dobra horizontal feita na etapa anterior, mas dobre o papel na outra direção.


  3. Dobre um ângulo mais baixo. Posicione o triângulo na mesa com o lado mais longo na sua direção. Esse lado longo deve ter duas extremidades em cada extremidade. Pegue a camada superior da ponta direita e dobre-a para cima para unir a parte superior do triângulo. Marque a dobra com o dedo.


  4. Dobre o outro canto inferior. Pegue a camada superior da ponta inferior esquerda e dobre-a para cima para colocá-la na parte superior do triângulo. Marque a dobra com o dedo. O papel deve ter uma forma triangular com um diamante no meio.


  5. Dobre o lado direito do diamante. Sempre com o lado maior do triângulo em sua direção, dobre o lado direito do diamante para alinhar com a dobra vertical central. Marque a dobra com o dedo.


  6. Dobre o lado esquerdo do diamante. Mantendo o papel na mesma posição, dobre a borda esquerda do diamante da mesma maneira que a da direita, alinhando com a dobra vertical central. Marque a dobra com o dedo.


  7. Forme as pernas da frente. Depois de terminar a dobra anterior, você verá uma forma de pipa com uma divisão vertical no meio. Pegue a borda vertical à direita dessa separação (certifique-se de pegar todas as camadas que a compõem) e dobre-a para fora alinhando-a com a borda direita da forma da pipa. Marque a dobra. Faça o mesmo à esquerda, alinhando a borda vertical central esquerda com a borda esquerda da pipa e marque o vinco.

Parte 3 Treinando as patas traseiras



  1. Vire o papel. Posicione-o com o lado mais longo do triângulo em sua direção. O sapo começa a tomar forma. Você deve ver as pernas da frente projetando-se por baixo da camada superior da parte superior do triângulo.


  2. Dobre as laterais do triângulo. Dobre o lado direito do triângulo grande em direção ao centro, passando a dobra pela parte superior, para que a borda dobrada forme uma linha vertical no meio do papel. Marque a dobra. Dobre o lado esquerdo da mesma maneira, alinhando com a borda direita que você dobrou. Você verá uma pipa de cabeça para baixo.


  3. Dobre as bordas verticais. Dobre a metade direita da forma da pipa ao meio longitudinalmente para que a borda vertical interna seja dobrada sobre a borda externa. Marque a dobra. Em seguida, dobre a metade esquerda da forma da pipa da mesma maneira, alinhando os dois lados longos. Marque a dobra. Os triângulos obtidos formarão as patas traseiras do sapo.

Parte 4 Termine o sapo



  1. Dobre o papel ao meio. Posicione-o com as pernas traseiras do sapo voltadas para você e dobre-o horizontalmente no nível em que estiver mais próximo. Dobre-o dobrando as patas traseiras sob o corpo do sapo. Marque a dobra.


  2. Dobre as patas traseiras. Segure o papel dobrado ao meio e vire-o. Posicione-o com a dobra horizontal em sua direção. Dobre as abas traseiras para alinhar a borda horizontal que as conecta à borda inferior do papel (a dobra que você fez na etapa anterior). Marque a dobra.


  3. Exploda o sapo. Coloque-o sobre as pernas traseiras. Pressione a dobra sobre essas patas para fazê-lo pular. O sapo deve pular e até fazer saltos com bastante eficiência.
    • Se não pular bem, verifique se todas as dobras estão corretamente colocadas. Você também pode tentar usar papel mais espesso, pois geralmente gera saltos mais eficientes.
conselho



  • Marque bem as dobras para que o sapo salte melhor.
  • Na sua primeira tentativa, use papel listrado para que as dobras fiquem retas. Em seguida, use papel melhor para copiar o que você acabou de fazer.
  • Esta atividade é ideal para festas infantis.
  • Se você estiver fazendo atividades com crianças, poderá fazer um sapo para cada uma delas e fazer um concurso para designar aquele que saltar mais alto ou mais longe.
  • Se você quiser continuar praticando o lorigami, há outras maneiras de fazer sapos saltadores sem papel.