Como limpar moedas de prata

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO LIMPAR MOEDA DE PRATA! APRENDA COMO LIMPAR MOEDA ANTIGA DE PRATA! Limpeza de moeda de prata!
Vídeo: COMO LIMPAR MOEDA DE PRATA! APRENDA COMO LIMPAR MOEDA ANTIGA DE PRATA! Limpeza de moeda de prata!

Contente

Neste artigo: Limpe as moedas de prata com cuidadoLimpe as moedas de prata com um método radical27 Referências

Todos os numismáticos dizem que a limpeza de moedas de prata é uma operação delicada. Uma amostra levemente arranhada que reteve sua pátina tem um valor de mercado muito alto. Dito isto, existem métodos para limpar uma moeda de prata sem danificá-la, mas é preciso muito cuidado. Algumas peças têm valor de mercado apenas devido ao peso de metal fino que contêm, para que você possa limpá-las completamente sem afetar esse valor. A limpeza dependerá do seu quarto.


estágios

Método 1 de 3: Limpe as moedas de prata com cuidado



  1. Manuseie itens valiosos com muito cuidado. Qualquer item de colecionador, e até mesmo moedas não identificadas, deve ser manuseado com o máximo cuidado. Coloque luvas de algodão e segure suas peças pela borda.Saiba que uma sala suja, mas em "seu suco", ou seja, depois de décadas de corrosão natural, você será comprado por um colecionador muito mais caro do que uma peça que teria sido completamente limpa.
    • Armazene seus objetos de valor em bolsas de plástico Mylar®. Esteja ciente de que uma bolsa de PVC pode, por causa da umidade, danificar algumas peças.



  2. Mergulhe suas peças. Em um copo, despeje água destilada quente com algumas gotas de sabão líquido neutro. Deslize delicadamente as peças para dentro do copo e deixe-as de molho pelo tempo que for necessário. A cada duas ou três horas, vire-os para que o contato com a água seja melhor. Para moedas com um alto título de prata fina, essa limpeza por si só não será suficiente.
    • A água da torneira pode conter cloro, o que resultará na descoloração do seu quarto.
    • A pátina, esse depósito cinza ou preto final, às vezes iridescente, que é depositado ao longo das décadas, não é sujeira. Se sua peça é intrinsecamente valiosa, ela terá ainda mais se tiver sua pátina.


  3. Substitua sua solução de imersão diariamente. Enquanto a sala não estiver limpa, deixe de molho, alterando a solução com sabão. Limpar não significa que a moeda perdeu sua pátina.



  4. Seque cuidadosamente o seu quarto. Deixe secar ao ar simplesmente colocando-o em um pano absorvente. Ao esfregar, você corre o risco de danificar a pátina. Também é possível escovar uma peça com uma escova muito macia. O objetivo não é tornar a peça brilhante, é apenas afrouxar a sujeira que pode ser removida sem esforço.


  5. Congele suas peças. Se as peças ainda estiverem sujas, mergulhe-as novamente em água destilada limpa e deslize-as para dentro de uma bolsa plástica que você colocou no freezer. O gel deslocará um pouco mais de sujeira. Depois de uma hora, retire as moedas e veja se a sujeira se foi. Esta operação pode ser repetida várias vezes.


  6. Remova a sujeira incrustada com óleo. Se as peças ainda não estiverem limpas, mergulhe-as em óleo mineral ou azeite. Um óleo mineral nunca atacará o metal fino, desde que seja neutralizado com acetona. O azeite também é muito eficaz, mesmo se houver um pequeno risco de danificar a sala. Pegue um pedaço de plástico que irá revestir com óleo e, em seguida, embrulhe o pedaço neste plástico, ambos os lados em contato com o óleo. Essa limpeza pode demorar vários meses.
    • Um azeite barato fará o truque, pois é um pouco mais ácido do que o óleo virgem.
    • Se sua peça não tiver um grande valor comercial, você poderá, para economizar tempo, recorrer a um método mais radical. Se suas moedas são valiosas ou se você acha que as possui e se estiver com pressa, é melhor procurar aconselhamento de um numismata.


  7. Verifique o resultado a cada duas semanas. Lave as peças com água quente e sabão para remover a gordura. Se o seu óleo ficar verde escuro, não hesite em alterá-lo para ficar mais ativo. Depois de limpar as peças, mergulhe-as novamente em água quente e sabão. Se você usou óleo mineral, neutralize-o com acetona pura.


  8. Use uma máquina de ultra-som. O princípio é simples: os ultrassons são emitidos para as peças, que têm o efeito de deslocar a sujeira. Existem tamanhos pequenos para amadores, muito menos eficazes do que os usados ​​por profissionais. A peça é colocada em um copo suspenso e meio imersa no banho do aparelho, não deve tocar no fundo. O copo será preenchido com água destilada com sabão, enquanto o banho será preenchido com água destilada. Ligue a máquina por alguns minutos, retire a peça e escove-a. Se ainda estiver sujo, repita a operação.
    • O copo não é obrigatório, mas uma imersão direta no banho é menos eficaz, a vida útil do dispositivo também é reduzida.

Método 2 Limpe as moedas de prata com um método radical



  1. Tenha muito cuidado com uma peça valiosa. Nesse tipo de item de colecionador, o menor arranhão ou a menor alteração da pátina pode reduzir o preço pela metade. Você limpou seu quarto usando um dos métodos acima, mas não está satisfeito com o resultado.Você tem duas possibilidades: ou confia a um profissional ou aceita que não é perfeito. Se for para sua coleção específica e você gosta de peças brilhantes, use um dos métodos abaixo.
    • Suas peças terão valor se tiverem uma pátina homogênea em tons de cinza, verde dourado ou iridescente.
    • Algumas peças limpas são enegrecidas ou com uma pátina irregular: elas têm menos valor, mas limpá-las demais os faria perder ainda mais valor. Prossiga com cuidado ou encaminhe a tarefa a um especialista.


  2. Remova a sujeira das pequenas fendas. Depois de lavar o quarto com água e sabão, ainda pode haver sujeira ao redor da gravura ou padrão. Relaxe seu quarto tentando remover delicadamente essa sujeira com um palito de madeira. Tenha muito cuidado para não arranhar muito; caso contrário, a pátina será removida, o que reduziria o valor de mercado do seu quarto.
    • Também existem pás de plástico com as quais o trabalho é mais longo, mas o risco de arranhões também é menor.


  3. Esfregue seu quarto com um polonês por dinheiro. Esses produtos têm ação química (ácida) e mecânica (abrasão), de modo que uma pequena camada de metal pode desaparecer. É um método eficaz para peças que não estão à venda. A abrasão faz com que a peça perca valor. Proceda da seguinte maneira:
    • coloque uma avelã pequena polonês em um pano macio e sem fiapos;
    • dobre ao meio para umedecer os dois lados;
    • coloque a moeda na dobra assim formada;
    • esfregue-o rapidamente entre os dedos;
    • depois limpe-o com uma parte limpa e seca do pano.


  4. Limpe seus quartos com bicarbonato de sódio e água. Esse método, de fato barato, também danifica as peças, e as micro-medidas são vistas ao microscópio. De fato, você vai esfregar com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e um pouco de água. Para limitar os danos, prepare uma solução diluída com pouco bicarbonato e água destilada. Mergulhe a peça nesta solução, esfregue-a suavemente entre os dedos e enxágue com água limpa. Você pode repetir a operação duas ou três vezes. Finalize com uma secagem meticulosa.


  5. Remova os depósitos incrustados com amônia. Esses depósitos levemente espessos geralmente são aglomerados de cloreto de prata. Para removê-los, prepare uma solução de amônia a 10% em um recipiente bem fechado, mergulhe no seu quarto e feche o recipiente. Deixe por alguns minutos, remova a peça e enxágue com água enquanto escova com uma escova de dentes macia e antiga. Repita quantas vezes for necessário.
    • A amônia é perigosa tanto em contato quanto por suas emanações. Trabalhe em uma área bem ventilada e use luvas de neoprene.
    • Alguns depósitos são muito resistentes, resultam de reações químicas desencadeadas sob certas condições. Para essas incrustações, o mais sensato é conversar com um numismata que o aconselhará.


  6. Como último recurso, use métodos radicais. Eles são certamente devastadores, porque você removerá a pátina e talvez até atacará a própria superfície de prata. Às vezes, esses são os únicos métodos para identificar a peça, com os riscos que isso implica para o valor de mercado da peça. Eles podem ser usados ​​para restaurar o brilho de peças contemporâneas, sem muito valor, porque produzidas em grandes quantidades e contendo pouco metal fino.
    • Deixe a peça de molho por uma hora em uma solução feita com metade da água destilada e a outra metade com suco de limão.
    • Mergulhe o pedaço em uma mistura de 350 ml de azeite e uma colher de chá de suco de limão. Coloque tudo em banho-maria e certifique-se de que a mistura não ferva.
    • Esses tratamentos de imersão dão peças, certamente brilhantes, mas costumam ter um véu, os motivos não são tão claros quanto no primeiro dia. Se o seu quarto tiver algum valor, pode valer a pena confiar a um profissional, caso contrário, existem soluções de limpeza prontas para uso.