Como limpar a urina de um gato

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como  tirar cheiro de urina de gato de roupas, sofás, paredes etc.
Vídeo: Como tirar cheiro de urina de gato de roupas, sofás, paredes etc.

Contente

Neste artigo: Encontre e limpe a manchaUse um produto de limpeza comercialLimpe a mancha com um limpador caseiro20

Qualquer pessoa que possua um gato provavelmente já sentiu o cheiro infectado de sua urina. Esse cheiro forte e pungente se espalha por toda a casa e, se não for devidamente limpo, fica mais forte e cria vapores desagradáveis ​​semelhantes à amônia. Além do cheiro, a urina de um gato deixa manchas, principalmente em tecidos e carpetes. Dado o quão difícil é eliminar, saber limpá-lo com eficiência e rapidez é a chave para manter sua casa e móveis limpos e arejados.


estágios

Parte 1 Encontre e limpe a mancha



  1. Procure a fonte do cheiro. Manchas recentes e ainda úmidas são mais fáceis de limpar, porque muita urina pode ser removida. No entanto, também é possível que você esteja lidando com um local seco. De qualquer forma, você deve seguir o mesmo procedimento, mesmo que a urina tenha tido tempo para secar e penetrar na superfície.
    • O cheiro vai levá-lo diretamente para onde o gato urinou. No entanto, pode ser necessário tocar na superfície em busca de um local úmido, se necessário, sobre o carpete ou sobre um móvel coberto com tecido. Da mesma forma, você precisará procurar uma superfície pegajosa se a urina secar no ladrilho, linóleo ou piso.
    • Você também pode usar uma luz fluorescente que revelará manchas em móveis, paredes ou carpetes como traços amarelos. Você encontrará esse tipo de acessórios a preços baixos em lojas de animais ou na Internet.



  2. Limpe a urina. Se o gato urinar em um pano ou tapete, limpe um máximo de toalhas de papel. O problema com essas superfícies é que a urina pode impregnar suas fibras. Limpe-os batendo levemente com as toalhas.
    • Se você não quiser usar toalhas de papel por motivos ambientais, use um pano felpudo, pano ou até roupas velhas que não sejam mais necessárias.
    • Você também pode usar um vácuo líquido (se houver) para "sugar" a urina. Nesse ponto, evite o limpador a vapor, pois o calor pode fixar o odor que será mais difícil de remover.


  3. Não esfregue a mancha. Neste ponto, isso apenas agravará o problema.
    • Se a mancha já estiver seca, despeje água fria sobre ela e limpe-a.



  4. Fique na superfície molhada. Fique na superfície molhada, se for um tapete. O local subirá para a superfície.


  5. Use um produto de limpeza. Você pode usar um produto disponível comercialmente ou fazer seu próprio limpador usando produtos domésticos comuns. Continue lendo para descobrir mais sobre essas duas soluções.

Parte 2 Use um limpador comercial



  1. Compre um limpador comercial. Em particular, recorra a produtos de limpeza enzimáticos, porque eles são projetados especificamente para limpar superfícies manchadas durine. Estes produtos de limpeza destroem as enzimas na urina do gato e neutralizam o odor. Você encontrará em qualquer loja de animais. As marcas mais conhecidas são Knock Out, Urine Off e Anti-Icky Poo.
    • Os produtos de limpeza enzimáticos convertem o ácido úrico contido na urina do gato em dióxido de carbono e amônia. Esses dois gases evaporam facilmente e desaparecem ao mesmo tempo que o odor.
    • Eles são eficazes contra manchas recentes e já secas.


  2. Leia o manual de instruções. Alguns produtos de limpeza possuem um manual do usuário específico e você deve lê-lo cuidadosamente antes de aplicá-lo na superfície suja.
    • Siga sempre as instruções fornecidas com o limpador que você compra. O uso incorreto do produto pode danificar permanentemente os móveis ou a superfície.


  3. Teste o limpador primeiro. Faça um teste prévio do limpador em uma área pequena e discreta para verificar se está bêbado ou descolorido.
    • Se você observar algo incomum, não o use. Compre outro limpador ou tente a solução da casa abaixo.
    • Se tudo correr bem, vá em frente e aplique o produto na superfície suja.


  4. Pulverize a área a ser tratada com limpador enzimático. Deixe agir por 10 a 15 minutos e limpe o máximo possível do produto usando toalhas de papel ou um pano.


  5. Deixe secar. Esta etapa é muito importante porque o limpador precisa de tempo para transformar o ácido úrico e vaporizar.
    • Proteger a superfície suja. Os gatos são naturalmente atraídos pelas enzimas presentes na urina, o que significa que precisam deles onde já urinaram. Você deve proteger a área suja com algo como uma folha de papel alumínio ou um cesto de roupa invertido. Isso não apenas impedirá que o gato continue lá, mas também impedirá que outros membros da família andem sobre ele.


  6. Repita a operação quantas vezes for necessário. Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que a mancha e o odor desapareçam. No caso de uma mancha antiga, você precisará aplicar o limpador enzimático duas ou três vezes (certificando-se de que seca completamente entre cada aplicação) para se livrar da mancha permanentemente.

Parte 3 Limpe a mancha com um limpador caseiro



  1. Reúna seus ingredientes. Enquanto os produtos de limpeza enzimáticos são perfeitos, você pode substituí-los por um produto de limpeza caseiro à base de vinagre branco, bicarbonato de sódio, detergente para loiça e água oxigenada a 3%. O vinagre remove as bactérias e neutraliza o odor.
    • Esta mistura é eficaz contra manchas antigas e recentes.


  2. Misture duas partes de água com uma parte de vinagre. Despeje esta solução na mancha e deixe descansar por três a cinco minutos. Tudo o que você precisa fazer é limpar o excesso de líquido. Observe que o vinagre não deve ser usado em superfícies de mármore ou pedra.


  3. Polvilhe a superfície a ser tratada com bicarbonato de sódio. Não seja mesquinho com bicarbonato de sódio, pois permite drenar a urina.


  4. Misture 3% de peróxido de hidrogênio e uma colher de chá de detergente. Despeje a solução sobre o bicarbonato de sódio. Aplique na área a ser tratada com um pano que você enxaguará quantas vezes for necessário. Esfregue em direções diferentes para garantir que a solução penetre completamente na superfície.


  5. Deixe secar. Quando a mancha secar, limpe o excesso de bicarbonato de sódio com o aspirador.
    • Se a superfície limpa estiver dura, lave-a com água morna e deixe secar ao ar.


  6. Proteger a superfície tratada. Quando a área manchada estiver limpa e seca, proteja-a para impedir que seu gato volte. Quando a mancha e o cheiro desaparecerem, você poderá deixá-la entrar e sair em casa.


  7. Repita essas etapas quantas vezes forem necessárias. Repita essas etapas quantas vezes forem necessárias se a mancha não desaparecer. Lembre-se de manter um olho em seu gato e o nariz nos possíveis odores durante a noite.